Em criança ouvi a história de Penélope. Estranhei que em época tão, mas tão remota as mulheres fizessem tricot, e achei o tricot ainda mais anacrónico.Tempo passa, opiniões mudam. A ideia da Penélope no faz/desfaz voltava à ideia: recusou todos os pretendentes? contou-nos tudo? pelo Ulisses ou porque valiam menos que umas malhas caídas?E assim me viciei no tricot.Tal Penélope. Para não fazer outra coisa, parecer útil, estar com outras furiosas das agulhas, rejuvenescer e tornar-me bloggista!
o xaile da minha mãe
Há uns bons 40 anos a minha mãe e as amigas fizeram xailes para cada uma, todos iguais (só variava a côr).
Eram para a usar em casa, nos dias de inverno. Não impediam o movimento dos braços e, graças ao formato, não caíam dos ombros.
Foi a D. Manuela que trouxe o modelo, e, para facilitar as coisas, todas usavam agulhas do mesmo número e lã da mesma grossura. Lembro-me de comentarem que a franja gastava tanta lã como a malha.
Por sorte guardei este, que ela continuou a usar nos últimos meses de vida.
Talvez seja um bocadinho piroso, vejo agora com estes quarenta anos de afastamento, mas como diz a minha amiga Berna, se era das nossas mães não era piroso!
Vou tentar fazer um este Inverno. Já fiz outro, em vermelho tomate, mas não sei onde anda metido.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
2 comentários:
Saudações.
Gostei muito desse xaile.
Não poderia passar o esquema, por favor?
Quantos novelos gastou?
Gostaria de fazer um igual.
Muita paz
Maria
Boa noite Maria
desculpe só agora responder, mas por qualquer motivo não recebi a notificação.
Acho que gasta cerca de 600g de lã.
Não tenho esquema, mas posso dizer que se começa por um dos lados, cerca de 70 malhas, com agulhas 3,5; faz 4 malhas de liga em cada ourela e vai dando um aumento antes de iniciar as malhas de liga de um lado e um mate depois das malhas de liga do outro lado. Quando tem metade da largura pretendida faz os aumentos e os mates ao contrario... expliquei bem ?
Enviar um comentário